Azeite

Uma região de sabor inconfundível

O Lagar

O nosso local de recepção e transformação de azeitona sofreu a ultima grande renovação no ano de 2000. Dotado de modernos equipamentos possuímos uma linha de recepção de azeitona, com desfolhadora, lavadora e balança de pesagem continua. As principais variedades de azeitona entregues pelos cooperante são as variedades verdeal transmontana, madural e cobrançosa, todas elas variedades características da região de Trás-os-Montes. São estas variedades que que dão as características organolépticas ao azeite da nossa região e são elas o sabor a verde, amargo e picante e a nível químico baixos valores de acidez.

A Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, CRL tem nas suas instalações um laboratório que lhe permite realizar vários tipos de análises relacionadas com a azeitona e o azeite, mas são principalmente as analises ao teor de gordura das azeitonas entregues pelos seus cooperantes. No que à transformação propriamente dita diz respeito, o nosso lagar é um lagar de processo continuo a duas fases. A nossa capacidade de laboração situa-se nas 150 toneladas por cada período de 24 horas e trata-se de um lagar dotado das mais modernas tecnologias com uma capacidade de armazenamento próxima de 1 milhão de litros de azeite.

Há ainda o aproveitamento do caroço de azeitona, retirado com descaroçador próprio para o efeito, que permite o aproveitamento deste componente da azeitona como fonte de energia usada, por exemplo, em caldeiras de aquecimento. Relativamente ao processo de embalamento temos uma linha de engarrafamento que nos permite satisfazer a procura, quer de azeite embalado em garrafão quer de azeite embalado em garrafa.

azeite